O que é?

Nos últimos anos, os problemas ambientais têm se tornado cada vez mais evidentes, acarretando o aumento da conscientização das pessoas frente a estes problemas. Com isso a procura por formas de mitigar os impactos que contribuem com as Mudanças do Clima tem se tornado cada vez maior.

Atividades do nosso dia-a-dia são responsáveis por emissões pontuais destes gases. A realização de um evento, por exemplo, é capaz de lançar na atmosfera algumas toneladas de gás carbônico (CO2), mesmo sem se tratar de um processo industrial.

Por isso é fundamental que a sociedade como um todo tome atitudes que contribuam com a diminuição das emissões de Gases causadores do Efeito Estufa (GEE), principal fator intensificador do aquecimento global.

Com o intuito de auxiliar as empresas na compensação das emissões de eventos e empresas, o Instituto Totum realiza o trabalho de quantificação de emissões e certificação da compensação dessas emissões.

O processo de compensação pode se dar de diversas formas, tanto através do reflorestamento como através da aquisição de créditos de carbono. E o Totum pode te auxiliar em todos esses processos.

Detalhamento

Uma das formas de realizar a compensação de emissões é através do plantio de árvores nativas de Mata Atlântica. Para isso, foram lançados no evento “Viva a Mata” de 2008, os selos de “Compensação” e “Plantamos Árvores para reduzir os efeitos das emissões de CO2”, destinados a empresas ou eventos.

Dentro desse processo a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Totum tem papéis distintos, onde a SOS é responsável pelo plantio das árvores necessárias para reduzir os efeitos das emissões geradas.

O primeiro passo para obtenção do selo é a elaboração de um inventário de emissões da empresa ou evento o qual o selo é pleiteado. Após a quantificação de suas emissões é possível calcular o número de árvores necessárias para reduzir os efeitos gerados por estas emissões (papel do Instituto Totum).

Ao final do processo, após todas as emissões quantificadas e validadas, e as árvores necessárias plantadas, a empresa receberá o selo. O cálculo para quantificação do número de árvores será feito com base no estudo publicado realizado pela Esalq/USP, KEYASSOCIADOS e Fundação SOS Mata Atlântica.

Uma outra forma de se compensar as emissões de uma determinada atividade é através da aquisição de créditos de carbono de mercados regulados e/ou voluntários, gerados através da implementação de projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em organizações. Esses projetos são validados por entidades independentes seguindo regras determinadas por padrões escolhidos, como por exemplo o Verified Carbon Standard (VCS).

O Verified Carbon Standard (VCS) é um padrão desenvolvido para todos os tipos de projetos de redução de GEE e foi estabelecido por organizações não-governamentais, associações industriais, companhias de certificação, desenvolvedores de projetos e aquisitores de créditos. O objetivo é validar e verificar de forma rigorosa e confiável as reduções de GEE e assegurar benefícios sociais e ambientais básicos. O VCS é o padrão mais apoiado pelo setor privado e é considerado um dos mais críveis do mercado voluntário.

Contato

E-mail: luciano@institutototum.com.br

Serviços relacionados