O que é?

Para garantir a origem e a qualidade dos vinhos da Indicação de Procedência foi formado um Conselho Regulador – aprovada pelos associados da Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe em Assembléia Geral. O grupo é composto dois produtores de uva, dois produtores de vinho, dois consumidores e três representantes das instituições técnico científicas que apóiam a Progoethe (Epagri, UFSC e Unesc).

O processo para obtenção do selo de Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe começou em 2005, com a criação da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe da Região de Urussanga (ProGoethe), que passou a trabalhar pela diferenciação e valorização do vinho Goethe. Em 2011 o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) liberou a licença para implementar a Indicação de Procedência. Em meados de 2022, a Associação, a Prefeitura Municipal de Urussanga, o Ministério da Agricultura e o Instituto Totum, este último responsável pelo processo de pactuar e implantar esse controle, iniciaram com os produtores de uva e vinícolas um trabalho de adesão e controle desse processo.

Detalhamento

A Indicação de Procedência Vales da Uva Goethe acrescentou um novo parâmetro na produção, organização e comercialização de vinhos e espumantes no Brasil. Estes produtos constituem a classe de vinhos e espumantes brasileiros com Procedência reconhecida, sustentada, não somente na questão da produção territorial, mas fundamentalmente em um produto que há mais de um século é elaborado no território de abrangência da Indicação de Procedência.

Serviços relacionados