Você sabe o que é um CBIO?

O CBIO é um crédito de descarbonização criado a partir da instituição do Programa RenovaBio no Brasil. RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis, instituída pela Lei 13576/2017 com os objetivos de fornecer uma importante contribuição para o cumprimento dos compromissos determinados pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris, promover a adequada expansão dos biocombustíveis na matriz energética, com ênfase na regularidade do abastecimento de combustíveis e assegurar previsibilidade para o mercado de combustíveis, induzindo ganhos de eficiência energética e de redução de emissões de gases causadores do efeito biocombustíveis com base nos respectivos níveis de eficiência alcançados em relação a suas emissões.

Os produtores e importadores de biocombustíveis que aderirem voluntariamente ao programa poderão, a partir dessa produção certificada, comercializar esses créditos. Os distribuidores de combustíveis cumprirão a meta individual compulsória anual ao comprovar a propriedade dos CBIOs em sua carteira.

A metodologia utilizada para obtenção do CBIO se baseia na análise das emissões de GEE do ciclo de vida de cada biocombustível e sua comparação com as emissões do combustível fóssil geralmente utilizado. Essa é a metodologia utilizada para a geração desse ativo ambiental (CBIO). A regulação obriga distribuidores de combustível a adquirir CBIOs em quantidade coerente com seu mix de combustíveis e com as metas de descarbonização do Programa. O ativo ambiental é gerado, portanto, nas unidades de produção de biocombustível e aposentado nas distribuidoras, não chegando ao consumidor final.

Compartilhe